Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A sangria do açude Gavião pode estar bem mais perto do que se imagina. O reservatório, integrante do sistema Pacoti-Riachão, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), atingiu neste sábado 91,93% de sua capacidade total de armazenamento – 53 milhões de metros cúbicos de água. Se as chuvas continuam intensas é bem provável que ele sangre como ocorreu em fevereiro de 2015.

A informação consta no Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Governo do Estado, que todos os dias atualiza dados sobre o comportamento dos açudes monitorados pelo órgão. A marca atingida pelo açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, é a maior desde março do ano passado, quando o reservatório chegou a armazenar 92, 32%. De acordo com o portal, nas últimas 24 horas, foi registrado aporte de água em 63 açudes. Neste período, houve um aumento de 17.134.249 m³ no volume armazenado.

Os açudes Maranguapinho, no município de Maranguape, e o açude Caldeirões, em Saboeiro estão com volume máximo e já sangraram. O açude Cauipe, em Caucaia, está com 66,9% da capacidade. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é que neste domingo, 26, tenhamos nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses ao longo do dia.

Fonte – Portal Hidrológico da Cogerh