O Sertão Central cearense será contemplado com mais empregos e renda para a população da região. Na manhã desta quarta-feira (29), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Prefeitura de Banabuiú assinaram uma escritura de doação de imóvel para viabilizar a expansão da Rdcal Nordeste Industria e Comercio de Confecções. A parceria vai viabilizar a geração de mais 300 postos de trabalho no município.
“Com a assinatura, a Prefeitura faz a doação do terreno para a Adece que, em seguida, irá firmar um convênio com a Prefeitura para realizar a obra de um galpão de mil metros quadrados. O imóvel será cedido em regime de comodato para que a empresa possa gerar os empregos no município. Viabilizar a instalação de indústrias no interior é uma das orientações do governador Elmano de Freitas, que tem trabalhado para criar essas oportunidades aos cearenses”, explica o presidente da Adece, Danilo Serpa.
Conforme prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, a empresa está atuando no município há seis meses em um imóvel cedido pela Prefeitura. “É uma fábrica que produz jeans para todo o Brasil. Fizemos uma parceria com a empresa, que vem realizando um treinamento com trabalhadores da região. Já estão produzindo uma média de 14 mil peças por mês”, completa.
Setor tem alta
Um levantamento realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apontou que produção industrial no setor de vestuário, incluindo as categorias de têxtil e de confecção, cresceu 27,5% em 2024 até o mês de março, ante igual período do ano anterior.