Mais um lado negativo da pandemia na vida da população: o sonho da maternidade está sendo adiado por muitas mulheres em função dos efeitos danosos da Covid-19. O Ministério da Saúde reforça que, se possível, as mulheres evitem a gravidez nesse período da crise sanitária.

O assunto ganha destaque no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida e participação do repórter Sátiro Sales.

A recomendação do Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde é acompanhada de outra preocupação: a antecipação da vacina contra a Covid para todas as mulheres gestantes e não apenas para aquelas que tem comorbidades, que já se encontram entre os grupos prioritários para imunização.

A sugestão a área técnica do Ministério da Saúde é marcada pela prudência, cautela e reflexão para as mulheres, principalmente, para as mais jovens, e deixa, também, um ar de frustração uma vez que muitas mulheres planejam e alimentam o sonho da maternidade.

A frustração acaba sendo maior ainda uma vez que o sonho da gravidez, para muitas mulheres, já foi adiado, em 2020, quando surgiram os primeiros casos da covid-19.