A volta para casa depois do feriado de Carnaval foi tranquila para os turistas que se deslocaram de avião. Entre os principais terminais frequentados por foliões em todo o País controlados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o de Salvador é o que apresenta melhor desempenho – dos 41 voos programados, todos saíram no horário.
No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dos 104 voos programados até as 12h desta quarta-feira (1), 102 saíram no horário (98%) e dois estavam atrasados. Não houve cancelamentos no terminal.
No Recife, dos 35 voos programados para o mesmo período, 30 saíram no horário (85,7%) e três foram cancelados (8,57%), além de ocorrer dois atrasos.
No aeroporto Santos Dumont (RJ) dos 60 voos programados até as 12h de hoje, 58 saíram no horário (96,6%) e dois foram cancelados (3,3%). Não houve atrasos no terminal.
Desde a última quinta-feira (23), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza a Operação Carnaval 2017, com fiscalização reforçada nos sete aeroportos mais movimentados no período carnavalesco – Galeão e Santos Dumont (RJ); Congonhas e Guarulhos (SP); Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).
A previsão é de que, até 6 de março, a agência intensifique as atividades com foco na fiscalização da prestação de informações e de assistência aos passageiros pelas companhias aéreas. Os aeroportos de Brasília, Guarulhos e do Galeão terão reforço de fiscalização 24 horas. Os demais terão aumento da cobertura de inspetores nos dias e horários de maior movimento.
Direito dos passageiros
A Anac informou que, pela Resolução 141/2010, é dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a empresa deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) no caso de atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas; acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas.
A agência tem canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a Anac), pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos núcleos regionais de Aviação Civil localizados nos principais aeroportos do País.
Fonte: Portal Brasil