De acordo com o diretor-geral da AESP, Juarez Gomes Nunes Júnior, o Curso de Formação Profissional (CFPCP/PM) terá duração de aproximadamente cinco meses e irá preparar o futuro soldado tanto para a prática operacional quanto para o relacionamento com a população. “O Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará é um curso de 1.020 horas/ aula, distribuídas em atividades práticas que contemplam as atividades físicas, operacionais, de tiro policial, direção veicular e outras atividades e também as disciplinas teóricas que tratam sobre as relações interpessoais, sobre as noções de direitos, sobre direitos humanos, sobre as garantias e todo aquele arcabouço de conhecimento que um policial precisa saber para enfrentar as dificuldades e aquelas questões que permeiam pela manutenção da paz social que as pessoas tanto esperam”, ressaltou o gestor.
Neste primeiro dia de instrução, os alunos acompanham aulas de sistema de segurança pública no Brasil; instrução geral; ordem unida; legislação e regulamentos institucionais, entre outras disciplinas que familiarizam o candidato com a carreira militar e as rotinas vivenciadas dentro da corporação.
O curso de formação profissional é a terceira etapa do certame e incluirá ainda avaliação de capacidade física, investigação social e outras provas de caráter eliminatório. Já neste domingo (9), todos os candidatos serão submetidos à avaliação psicológica.
Fonte: SSPDS