A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), realizou 2.474 fiscalizações, 20 interdições e 163 autuações no protocolo de prevenção à Covid-19 durante o mês de setembro. O órgão também encerrou 20 eventos ou atividades irregulares e apreendeu 14 paredões de som.

A Agefis também atuou, juntamente com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, na fiscalização do evento de competições aquáticas Molokabra. Os fiscais da Agefis verificaram o cumprimento de protocolos sanitários, como o respeito ao distanciamento social, o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

De acordo com a superintendente da Agefis, Laura Jucá, a parceria da população é fundamental. “Permanecemos monitorando toda a cidade, atendendo às denúncias e fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. O combate à poluição sonora, a proteção ao meio ambiente e o ordenamento urbano também estão sendo intensificados. Gradativamente, estamos ampliando todas as operações”.

A fiscalização atua 24h nos comércios e logradouros públicos da capital a fim de coibir aglomerações que vão contra o decreto de combate à Covid 19, além de manter a ordem dos espaços públicos, permitir o trânsito livre de pedestres e veículos e realizar a proteção dos bens públicos e patrimônios históricos.

Fiscalização integrada

As operações contam com a participação do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br  e do telefone 156.