Agência Nacional de Saúde Suplementar propõe planos de saúde de até R$ 100, mas sem pronto-socorro

A Agência Nacional de Saúde Suplementar apresentou uma proposta para a criação de uma nova modalidade de planos de saúde mais acessíveis, com mensalidades de até R$ 100. A ideia é atender um público estimado em 50 milhões de brasileiros que hoje utilizam cartões de desconto para consultas e exames em clínicas populares. O novo modelo, que está em fase de consulta pública até o dia 4 de abril, prevê cobertura para consultas eletivas em todas as especialidades médicas e exames diagnósticos, mas não incluirá internações hospitalares ou atendimentos de emergência.  

Os planos serão comercializados na modalidade coletiva por adesão, ou seja, poderão ser contratados por pessoas jurídicas, associações ou grupos de profissionais, além de pessoas físicas, dependendo das regras estabelecidas pelas operadoras. Os reajustes seguirão o custo total da carteira de clientes da operadora, sendo aplicados igualmente para todos os beneficiários do mesmo produto.  A Agência Nacional de Saúde Suplementar garantiu que vai fiscalizar de perto a execução e o cumprimento das regras estabelecidas para esses planos. Como se trata de um projeto experimental, a agência pode encerrar o programa caso sejam identificados desvios ou se os resultados não forem satisfatórios.