O ano de 2025 antecipa nos bastidores a movimentação com vistas às eleições de 2026. Para os eleitores, nada muda nessa agenda, mas, para os líderes partidários que estão de olho na disputa ao Governo do Estado e ao Senado, a corrida de 2026 começa agora, nesse início de um novo ciclo administrativo e político.

O repórter Carlos Alberto registra, no Jornal Alerta Geral, que,  nos próximos 12 meses, os acertos e desacertos dos novos gestores municipais, principalmente, nos grandes colégios eleitorais, definirão a montagem de alianças e palanques. Os olhares estão, especialmente, voltados para Fortaleza, onde o prefeito Evandro Leitão tem o desafio de arrumar uma casa com dívidas e programas sociais desmontados no último ano da gestão Sarto.

Evandro, que tem o apoio dos Governos Estadual e Federal, terá todas as condições para, em 120 dias, mostrar a cada do modelo administrativo que quer construir para Fortaleza. Os acertos de Evandro irão fortalecer o palanque da reeleição do governador Elmano de Freitas. Do outro lado, na oposição, estão três vertentes políticas e partidárias: União Brasil, com o Capitão Wagner, o PL, do deputado federal André Fernandes, e o grupo do ex-prefeito Roberto Cláudio que se torna herdeiro do ex-presidenciável Ciro Gomes.

De olho em 2026, o governador Elmano começa o ano de 2025 com mudanças no secretariado, sendo a mais importante a entrada do jornalista Chagas Vieira para a Secretaria de Governo. Chagas assumiu o cargo no dia 16 de dezembro de 2024 e está em campo no diálogo com secretários, deputados estaduais e prefeitos para discussão sobre as obras realizadas pelo Governo do Estado em parceria com os Municípios.