Após pressões e cobranças, deputados federais e senadores se articulam com o Governo Federal para recomposição do Orçamento da União de 2021. A iniciativa é uma tentativa de garantir recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida, hoje denominado Casa Verde e Amarela e, também, para realização do Censo.


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), admitiu que o Congresso deve recompor cortes “inadequados” no Orçamento feitos pelo governo. Lira sinalizou que os investimentos no Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, devem ser garantidos por meio de votação, nesta terça-feira (04), de projeto de lei. O deputado também sinalizou que verbas para o Censo e pesquisas com vacinas devem ser consideradas.


Após cortes no Orçamento, o governo estuda a forma de encontrar recursos e, assim, viabilizar obras para atender a aliados políticos. O projeto de lei a ser votado terá, também, readequação de alguns cortes que foram feitos para pesquisa de vacina, para o Censo e para outros serviços essenciais.


Os recursos destinados ao IBGE, órgão responsável pelo Censo, foram retirados da proposta orçamentária pelo Congresso Nacional. A votação do projeto de lei gera expectativas para o setor da construção civil que teme demissões, neste mês de maio, com a suspensão das obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

O repórter Carlos Alberto está no Jornal Alerta Geral com essas informações.