As atenções na agenda política são voltadas à abertura, nesta terça-feira, do primeiro semestre de 2022 das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa, como conta no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales, é que, na sessão que marca a abertura do ano Judiciário, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, faça um discurso pedindo prudência no ano eleitoral — uma tentativa de buscar a reflexão dos principais atores do processo que está a caminho.
Uma das sessões polêmicas está marcada para a próxima quinta-feira, que terá o julgamento de uma ação apresentada pelo PTB que questiona a constitucionalidade das federações partidárias. As federações foram criadas para fechar uma lacuna aberta com o fim das coligações proporcionais que beneficiavam os pequenos partidos no preenchimento de vagas no Legislativo.
O jornalista Beto Almeida destaca, em seu Bate Papo Político com o jornalista Luzenor de Oliveira, no Jornal Alerta Geral, que, se depender das informações dos bastidores políticos, o STF deve manter decisão na direção de fortalecer as federações partidárias.