Em busca de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na rede pública estadual, levando em conta a demanda por novos repertórios didáticos e considerando a necessidade de manutenção do distanciamento social, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) criou mais um mecanismo de apoio às escolas estaduais no que diz respeito ao funcionamento dos ensinos remoto e híbrido. Professores e gestores escolares contarão com o apoio dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI), profissionais que auxiliarão no planejamento e implementação de práticas pedagógicas envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Os AGIs foram selecionados por meio de chamada pública, realizada entre março e abril deste ano, e desenvolverão suas atividades em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A iniciativa faz parte do Projeto Educação Híbrida para a rede estadual cearense, construído pela Seduc em parceria com o Instituto Unibanco e o Programa Cientista-Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Entre as funções dos AGIs, está a de propor materiais e soluções pedagógicas para o uso das tecnologias digitais aplicadas à Educação, observando o contexto de cada escola. Além disso, o AGI tem a atribuição de fortalecer os processos formativos junto aos professores acerca do uso de metodologias e a utilização de plataformas digitais aplicadas à Educação.
(*) Com informações Governo do Estado do Ceará