Em alusão ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), a Assembleia Legislativa do Ceará, através do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, lança, nesta quarta-feira, a publicação “Saberes e Viveres da Caatinga – II Conferência da Caatinga”. O lançamento acontece em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que realizará a entrega do prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, referente aos anos 2020 e 2021, dentro das comemorações da Semana da Caatinga.
Será a partir das 15h, de forma digital, com transmissão pelo Youtube da Assembleia Legislativa, TV Assembleia, Rádio Assembleia e YouTube da Sema. A II Conferência da Caatinga e a Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga aconteceram em junho de 2018, sobre o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” com o objetivo de trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central do Ser Humano.
A publicação “Saberes e Viveres da Caatinga – II Conferência da Caatinga” traz o registro da II Conferência da Caatinga e da Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga, realizadas em junho de 2018, apresentando as experiências exitosas de catingueiros de várias regiões do Nordeste.
Na obra, o conjunto das instituições e entidades envolvidas na concepção e organização da II Conferência da Caatinga analisou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) considerados estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentável no bioma. O objetivo foi identificar as experiências exitosas desenvolvidas na região e as estratégias para o desenvolvimento humano da população em convivência com o bioma, produzindo sem agredir o meio ambiente, com sustentabilidade econômica e social.
MEDALHA JOAQUIM FEITOSA
A Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa será entregue ao Centro de Ciências Agrárias da UFC e ao agricultor catingueiro, José Raimundo de Matos, o “Zé Artur”, respectivamente agraciados em 2020 e 2021. Ambos, por meio de suas atividades, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga, por meio de suas atividades.
O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC), está em sua 17ª edição e destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. É uma realização da Sema, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da AL, com o apoio do CERBC.
A solenidade virtual contará com a participação do presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT); do secretário do Meio Ambiente e presidente do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, Artur Bruno; do presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, deputado Tin Gomes (PDT); do presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas); do reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque; da presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira; e da presidente da Fundação Joaquim Feitosa, D. Dolores Feitosa.
(*) Com informações Assembleia Legislativa do Ceará