A Assembleia Legislativa realiza, por intermédio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), nesta terça-feira (24), ações que promovem a importância da prevenção ao câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa.
As servidoras da Casa poderão participar da “Ação Rosa” e ter acesso à informação de prevenção e combate à doença, a partir das 8h. Em seguida, às 11h, o segundo expediente da sessão plenária vai homenagear entidades e profissionais que estão na luta contra o câncer de mama, entre eles a Associação Cearense de Mastectomizadas Toque de Mama; Programa de Assistência a Mulher Mastectomizada (Proamma); Bandeirantes Propagandas Cearenses; Colônia de Pescadores e Sindicato dos Bancários, além de médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e mulheres que enfrentaram a doença.
Durante a tarde, a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, uma audiência pública vai debater, na Comissão de Seguridade Social e Saúde, o acesso ao atendimento na saúde e a realização de exames na rede pública do Estado. Novas terapias de prevenção e diagnóstico também serão discutidas no evento.
A deputada Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher salientou que todo ano a Assembleia promove ações de conscientização a prevenção à doença. “É preciso destacar a importância do exame que detecta de maneira precoce o câncer de mama e também frisar a necessidade do autoexame e de buscar atendimentos anualmente de prevenção”, assinalou.
O presidente da Assalce, Luis Edson Correia, ressaltou a iniciativa da Assembleia em participar dessas ações e enfatizou a campanha “Doe Lenços” da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Essa campanha recebe doação de lenços nas casas legislativas até o dia 27 de outubro. Aqui na Assembleia do Ceará, a doação pode ser feita em postos espalhados pela Casa, na Assalce e no Departamento Médico”, informou. Os lenços arrecadados serão entregues a instituições de apoio a mulheres vítimas do câncer.
Com informações da Agência AL