O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) assumiu, neste sábado (1º), a presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/2026, anunciou que cumprirá um ‘papel de mediador’ entre lideranças políticas estaduais, deputados e a população, destacou, com ênfase, o compromisso com a democracia e anunciou, como uma das ações da nova Mesa Diretora, o Programa ‘Ceará de Valores’’.
No início do seu discurso Romeu foi interrompido rapidamente pelo colega de tribuna Fernado Hugo (PSD), que solicitou que o presidente saudadesse o ex-senador e comandante do PSDB Ceará, Luiz Pontes. Vale lembrar que o decano do Partido Social Democrático ocupa lugar de oposição aos trabalhos do Governo Federal, logo do governante do estado, Elmano de Freitas, que é da mesma base.
‘‘Essa Casa promoverá capacitações, de capacitação a jovens e adolescentes, que possamos efetivamente contribuir com o desenvolvimento dessas pessoas. O garoto, a garota, ave dos ambos por qualificação e conhecimento. Será mais uma instância de complementariedade ao ensino pública formal cearense tem apresentado a nossa sociedade”, afirmou o pedetista.
Aldigueri exaltou a democracia que permite a liberdade, mas que não tolera agressões, condenou o fascismo digital e se disse surpreso com homens e mulheres que embarcam nos excessos das redes sociais.
LIDERDADE DE EXPRESSÃO, SIM
‘’Liberdade de expressão, sim. Liberdade de agressão, nunca’’, pregou Aldigueri, em um discurso curto, mas cheio de expressões que retratam o compromisso com o diálogo e o debate para construção de um Ceará mais justo e menos desigual.
”Redes socias como forma de comunicação moderna e abrangente sim, redes sociais como espaços de desinformação não. Porque todas as deficiências da democracia não suplantam as tragédias provocadas pelas ditaduras ao redor do globo terrestre. Adimitamos portanto, que com tanta informação disponível nos afastemos do que nos ensinou o querido professor Paulo Benevides”, pontou Romeu.
Ao dizer que terá um papel de mediador no biênio 2025/2026, Romeu Aldigueri afirmou que o seu mandato à frente da Assembleia Legislativa reforça o compromisso de trabalhar pelo bem comum e fortalecimento dos princípios democráticos. Compromisso, segundo ele, que se converte em ‘ouvir, acolher e transformar’’.
”Teremos a responsabilidade de deixar a Assembleia cada vez mais a Casa do Povo, sem que as pessoas venham a ALECE, mas que os serviços cheguem às pessoas”.
CEARÁ DESTAQUE NACIONAL
Aldigueri fez deferência ao senador Cid Gomes que, em 2008, abriu caminhos para as escolas de ensino em tempo integral, projeto aperfeiçoado na gestão Camilo Santana, que levou a boa iniciativa para todo o Brasil e destacou o papel do Governador Elmano na busca de universalizar esse modelo para melhorar a qualidade do aprendizado.
Aldigueri afirmou, ainda, ao se referir ao Governador Elmano, como um estadista que cumpre papel histórico e humanista pelas prioridades com a educação e combate à fome.
A Assembleia Legislativa, em sua gestão, segundo Romeu Aldigueri, continuará sendo parceira das lideranças estaduais e buscará concretizar políticas públicas. Aldigueri reafirmou o compromisso como mediador para instigar novas ideias e fazer da Assembleia Legislativa uma Casa cada vez mais do povo, não esperando que as pessoas procurem o Legislativo, mas fazendo com que a Assembleia chegue mais perto da população.
CEARÁ DE VALORES
Ao final do discurso, Romeu Aldigueri anunciou o Programa Ceará de Valores, com capacitação tecnológica e qualificação de jovens ávidos por conhecimento. O Ceará de Valores será, ainda, um guarda-chuva de reconhecimento e estímulo aos talentos nas áreas da música, da arte, do teatro e da literatura.
Em conversa ao portal Ceará Agora, o presidente comentou que seu diálogo a Prefeitura de Fortaleza, comandada hoje pelo com o ex-presidente da ALECE, Evandro Leitão (PT), será diferente do que foi a relação do antigo mandato comandado por José Sarto (PDT).
”Sarto se distanciou da população, dos problemas caseiros. O Evandro está nas ruas, nos bairros, conversando abertamente com todos e todas”, dissertou o presidente da ALECE.
Com cobertura de Letícia Caracas e Gabriel Alves, do Sistema Ceará Agora