O PSD está em festa e, nesta terça-feira, começa a fazer parte do Governo do Estado ocupando a Secretaria de Proteção Animal e cargos no segundo e terceiro escalão da administração estadual. O presidente regional do PSD, Domingos Filho, rompeu a parceria com o PDT e se aliou ao PT para a disputa das eleições municipais de 2024.
O grupo liderado pelo ex-vice-governador indicou o nome do deputado federal Célio Studart para a Secretaria de Proteção Ambiental. Célio entra de licença e abre a vaga para a suplente Eliane Braz.
Domingos trabalhou por mais de três meses para voltar ao Governo do Estado após romper, em 2022, com o hoje Ministro da Educação, Camilo Santana. O padrinho da reaproximação é o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que está de saída do PDT.
A chegada do grupo de Domingos Filho ao Palácio da Abolição deixa desconfortos com o secretário de Cidades, José Albuquerque, e com os presidentes regionais do MDB, Eunício Oliveira, e do Republicanos, Chiquinho Feitosa.
Os três são adversários de Domingos e, no caso de Eunício e Zezinho, a relação é de estremecimento. Eunício se sentiu traído por Domingos quando saiu derrotado nas eleições de 2018 ao Senado. Poucos dias após perder a eleição, Eunício não escondeu a mágoa por conta das investidas de Domingos para tirar aliados do MDB e levá-los para o PSD.
Os conflitos com Zezinho Albuquerque nasceram na disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa em 2017. Candidato à reeleição, Zezinho foi surpreendido com o lançamento da candidatura do colega de PDT, Sérgio Aguiar, bancado pelo então conselheiro do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), Domingos Filho.
A manobra de Domingos exigiu uma força tarefa do ex-ministro Ciro Gomes, do senador Cid Gomes e do então Governador Camilo Santana que, naquele momento, conquistou o MDB, liderado por Eunício Oliveira, para impor a derrota a Sérgio Aguiar. Zezinho venceu a eleição e, como resposta, Domingos viu o TCM ser extinto pela Assembleia Legislativa.
SEM DIVERGÊNCIAS, NEM CONFLITOS
Citado entre os líderes políticos descontentes com a entrada do PSD para a base de apoio ao Governo de Elmano de Freitas, o deputado estadual Romeu Aldigueri disse, nesta segunda-feira, que não tem divergências, nem conflitos com o ex-governador Domingos Filho e que ele, Domingos, chega para fortalecer a base aliada ao Governo do Estado. Romeu teve o nome citado em textos do cearaagora sobre conflitos com o líder do PSD. A correção está feita e, pelas palavras de Romeu Aldigueri, a sua relação com Domingos Filho não é marcada por conflitos, nem divergências.
+ LEIA MAIS