O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 na Grande Fortaleza, e chega ao Interior do Estado, via satélite, para outras 24 emissoras, transmitiu, nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, uma mensagem para as pessoas não terem medo do consultório médico. O Jornal Alerta Geral é transmitido, também, pelas redes sociais do Ceará Agora.


A mensagem é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, data para uma reflexão sobre os exames que precisam ser realizados porque, quanto mais cedo é diagnosticada, maiores são as chances para os pacientes se curarem da doença.

Há motivo para preocupação: uma estimativa das Sociedades Brasileiras de Patologia (SBP) e de Cirurgia Oncológica (SBCO) apontou que nos primeiros meses da pandemia 70% das cirurgias oncológicas foram adiadas. Além disso, ao menos 70 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer devido a não realização de exames essenciais para identificar a doença.

Os números são nacionais, mas, aqui, no Ceará, a realidade segue essa mesma estatística – com muitos exames adiados.

Para o triênio de 2020 a 2022, são esperados 600 mil novos casos de câncer no Brasil. E, neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, o oncologista Higor Mantovani, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, também, integrante do Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, ao falar ao Jornal Alerta Geral, afirma que a batalha contra a doença começa muito antes do diagnóstico e que agora enfrenta um desafio ainda maior com a pandemia da COVID-19.

Quanto às mulheres, o oncologista Higor Mantovani alerta que, com a pandemia, os exames preventivos deixaram de ser realizados, o que vai gerar um impacto negativo muito grande na saúde da população feminina.

Sobre o Grupo SOnHe


O Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, é formado por oncologistas e hematologista que fazem o atendimento oncológico humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Instituto do Radium, Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas. E no Hospital Santa Casa, em Valinhos. A equipe oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado pelos oncologistas: André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinicius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva e Higor Montovani e pelos hematologistas Márcia Torresan Delamain e Bruno Kosa Lino Duarte. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas Redes Sociais @gruposonhe.

(*)com informações da Assessoria de Imprensa do Grupo SOnHe