Os ouvintes e internautas que, ao longo da semana, enviaram perguntas com dúvidas sobre a reforma previdenciária e os benefícios concedidos pelo INSS foram contemplados, neste sábado, dentro do Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria, com informações  preciosas  sobre auxílios doenças, insalubridade  e tempo de contribuição que os permite o recebimento da aposentadoria.

Das 156 mensagens enviadas pelo whatssap (085.9.8940.2385) à produção do Jornal Alerta Geral, 85, pelo menos, foram respondidas pelo jornalista Luzenor de Oliveira e pelo professor e advogado Raphael Castelo Branco.  Uma das dúvidas foi do Ernandes (Fortaleza) que queria  saber o que fazer, após receber alta pelo INSS, mas que ainda não se sente recuperado para voltar ao trabalho.

A dona Elizete, da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, recebeu resposta  à dúvida sobre a situação dela, que, ao mesmo tempo, é servidora pública estadual e tem comprovante de atividade rural. Ela perguntou se poderia somar os dois tempos de contribuição e se poderá receber duas aposentadorias. Essa situação atinge muitos outros segurados do INSS. A resposta no Alerta Geral os contemplou com informações importantes.

A dúvida sobre os direitos previdenciários de quem tem um bom tempo de contribuição e enfrenta problemas de saúde também entrou no Alerta Geral, edição deste sábado. Uma mensagem com essa preocupação foi enviada pela ouvinte/internauta Tereza, da cidade de Tapurah, no Mato Groso,  que, aos 63 anos de idade e10 anos de recolhimento ao INSS, enfrentou um câncer de mama e precisa de uma resposta se, nessa condição, tem direito a algum benefício previdenciário.

Da cidade de Novo Cruzeiro (MG), a internauta Maria  Natalina  mandou uma pergunta para saber se, com 48 anos, com 6 anos de carteira assinada e, hoje, vivendo na atividade rural, pode receber uma aposentadoria híbrida, se tem direito ao benefício como trabalhadora no campo ou precisa esperar os 62 anos de idade para se aposentar.

O Alerta Geral, neste sábado, deu respostas para mais de 80 ouvintes e internautas que tem dúvidas sobre auxílio doença, tempo de contribuição quando as atividades são insalubres,  as regras que estão sendo definidas pela reforma previdenciária, concessão de auxílio maternidade, divisão de pensões e pagamento do BPC.

As informações sobre o sistema de concessão de benefícios previdenciários estão no Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria que tem o comando do jornalista Luzenor de Oliveira e participação especial do advogado Raphael Castelo Branco.

COMO CHEGAR AO JORNAL ALERTA GERAL

O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria, gerado entre 7 e 8 horas, aos sábados, pela Rádio FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem retransmissão por outras 30 emissoras no Interior e, também, pelas redes sociais do Ceará Agora (Youtube, Instagram, Twitter e Facebook).

LINHA DIRETA DO ALERTA GERAL ESPECIAL  – (85) 9.8940.2385 (mensagens de textos)