O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria foi dedicado, neste sábado (18), a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, a esclarecer e informar aos ouvintes e internautas com dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS nesse período da pandemia do coronavírus.

O canal aberto do ‘Alerta Geral’, que é o Wthatsapp 085.9.9273.4353, recebeu muitas mensagens de todo o Brasil com pedidos de informações sobre cálculos e liberação de benefícios previdenciários. O professor Thiago Albuquerque, especialista na área da Previdência Social, ao lado do jornalista Luzenor de Oliveira, respondeu a mais de 80 mensagens dos ouvintes e internautas.

As informações sobre os benefícios do INSS não se limitam, porém, à questão da pandemia do coronavírus, mas houve esclarecimentos, também, para quem quer saber sobre a idade e o tempo de contribuição para entrar com o pedido de aposentadoria ou como pode ser concedido auxílio-doença, auxílio-acidente e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Rômulo, de Icó

Uma das perguntas, com resposta verdadeira, foi do Rômulo, da cidade de Icó, na Região do Vale do Salgado, no Interior do Ceará, que pediu informações se, após ficar viúvo e, mesmo aposentado, tem direito à pensão pela morte da esposa.

Aldenir, de Rendenção

O ouvinte Vasconcelos, de Tianguá, na Região da Serra Grande, recebeu resposta sobre como o segurado pode somar os tempos com carteira assinada e, simultaneamente, como contribuinte autônomo. O ouvinte/internauta Aldenir, do Município de Redenção, na Região do Vale do Acarape, deixou uma mensagem com dúvida sobre o tempo de contribuição como vigilante e, se aos 47 anos de idade, pode antecipar o pedido de aposentadoria.

Raimundo, de Fortaleza

Afastado do trabalho porque não conseguiu renovar a CNH e, hoje, com problema de saúde o ouvinte/internauta Raimundo, de Fortaleza, pediu esclarecimentos sobre, se nessa situação, pode solicitar um auxílio-doença. “A resposta para o Raimundo está pronta e pode ser acompanhada nas nossas emissoras de rádio que retransmitem o Jornal Alerta Geral ou pelo site cearaagora.com.br”, antecipou o jornalista Luzenor de Oliveira, dedicado a reunir as mensagens e levá-las, ao ar, com as respostas do professor Thiago Albuquerque.

Tiago de Oliveira, de Horizonte

“Quem paga o INSS tem direito a aposentadoria somente com 65 anos de idade no caso do homem? Estou com 59 anos de idade, 22 anos de contribuição e já estou cansado de dar dinheiro para o INSS. Estou certo ou errado?”. A pergunta feita pelo ouvinte da Rádio FM 107.5, na Grande Fortaleza, foi do Tiago de Oliveira, da cidade de Horizonte, e recebeu, também, resposta no Alerta Geral.

A dúvida será esclarecida, ainda, para o Sérgio Andrade, da cidade do Crato, que mandou a seguinte mensagem: “Quem trabalha em hospital, na função de auxiliar de serviços, pode contar tempo para reduzir a quantidade de contribuições e antecipar o pedido de aposentadoria”, questionou Sérgio, que, a exemplo de quase outros 80 ouvintes e internautas, foi agraciado, neste sábado, com muitas informações na área previdenciária.

Alerta no rádio e na internet

Os ouvintes e internautas podem acompanhar o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria pelo rádio a partir da FM 104.3, na Grande Fortaleza, onde tem, ainda, como opção a Rádio FM 107.5 e pelas outras 35 emissoras do Interior do Estado que, aos sábados, fazem parte da maior rede de informação da área previdenciária do rádio brasileiro.

Confira o Jornal Alerta Geral – Especial Caminhos da Aposentadoria:

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora