Como fica a aposentadoria de quem, por exemplo, ao longo de determinado tempo contribuiu sobre um salário mínimo e, em outro período, recolheu valores maiores para o INSS? Essa dúvida, exposta com frequência por segurados da Previdência Social, tem resposta, com a participação do professor Paulo Bacelar, neste sábado, no Jornal Alerta Geral.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, com menos profissionais nos estúdios, a equipe do Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria mantém o compromisso de responder, semanalmente, aos ouvintes e internautas que encaminham perguntas pelo Whatasapp (85).99273.4353.
A edição do Alerta Geral deste sábado (06), pelo rádio e pela Internet, tem muitas orientações para quem quer saber mais sobre o auxílio maternidade, os cálculos do tempo e da idade para aposentadoria rural ou urbana, a transformação do BPC em aposentadoria ou, se quem recebe o LOAS, ao falecer, deixa pensão para companheiras, companheiros ou dependentes.
PENSÃO POR MORTE
Uma das perguntas sobre pensão é feita pela ouvinte Aurilene, da cidade de Tianguá, que questiona se a mãe tem direito à pensão após a morte do companheiro. A resposta do professor Paulo Bacelar é esclarecedora e, no caso da Auriline, tem orientações sobre a concessão do benefício.
Outra dúvida inquieta familiares de parentes que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada): quando esse parente vem à óbito, os dependentes herdam pensão?
A dúvida, nesse caso, é da ouvinte Débora, de Aracape, que pergunta se, caso venha a falecer, os dois menores de idade ficam com uma pensão. Débora pergunta, também, se tem a opção de, mesmo com o BPC, pagar o INSS e se enquadrar na condição de segurada que a permite a cobertura da previdência social – pensão, auxílio ou aposentadoria.
CONTRIBUIÇÕES COM VALORES DIFERENTES
O ouvinte José Marcelo, de Varjota, deixou uma mensagem querendo saber se, após contribuir por 24 anos sobre o valor de um salário mínimo e, ao longo de 12 anos, pagar ao INSS sobre cinco salários, tem direito à revisão do benefício para receber um pouco mais. As explicações dadas pelo professor Paulo Bacelar são importantes, também, para muitos outros segurados que tem esse questionamento.
APOSENTADORIA NO SERVIÇO PÚBLICO
O professor e advogado Paulo Bacelar, especialista em Direito Previdenciário, prepara respostas aos ouvintes se internautas que trabalham no serviço público e querem entender melhor sobre as regras que os colocam a caminho da aposentadoria.
A ouvinte Liduína, de Fortaleza, é funcionária pública, trabalha há 18 como auxiliar de serviço em uma escola e, desde 2010, sofre com problemas de coluna. Aos 51 anos de idade e com problemas de saúde, a Liduína pergunta se já pode pedir aposentadoria. Nesse caso, com esclarecimentos que ajudam muitos servidores públicos, já está pronta para ser apresentada na manhã deste sábado, entre 7 e 8 horas da manhã.
CANAIS DE ACESSO AO ‘ALERTA GERAL’
Os ouvintes e internautas de todo o Brasil podem acompanhar o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria pelo rádio e, também, pela Internet.
Aos sábados, são 37 emissoras que retransmitem o Jornal Alerta Geral a partir da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, pelas redes sociais do CearáAgora. Quem perder a edição do Especial Caminhos da Aposentadoria pode acessar ao conteúdo disponível no site cearaagora.com.br.
REDES SOCIAIS
Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora
Twitter: Ceará Agora