As mulheres ganham protagonismo, nesta semana, entre os novos nomes a serem anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o primeiro escalão do novo Governo. A lista deve ter a Governadora Izolda Cela (Educação), a senadora Simone Tebet (Desenvolvimento Social) e a presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade (Saúde),

Lula já definiu cinco ministros – Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Com os primeiros nomes anunciados e a presença feminina mais forte em relação a administrações anteriores, Lula começa a dar cara ao governo que irá comandar a partir de primeiro de janeiro de 2023.

ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL

Os principais destaques da semana política movimentada entram no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Sátiro Sales dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

TRAJETÓRIA DE IZOLDA CELA

Aliada do senador eleito Camilo Santana (PT), Izolda Cela exerce o mandato de Governadora até o dia 31 de dezembro e, nas eleições deste ano, cumpriu papel determinante para a vitória do sucessor Elmano de Freitas.

Izolda era o nome defendido por Camilo para manter unida a aliança liderada pelo PT e PDT, mas foi excluída do processo eleitoral em uma manobra articulada pelo então presidenciável Ciro Gomes que impôs a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio ao Palácio da Abolição.

O racha na aliança com o PDT levou Camilo a montar um bloco partidário e garantiu a vitória de Elmano no primeiro turno. Todas as articulações ganharam apoio da Governadora Izolda Cela e foram avalizadas pelo então presidenciável Lula.

Ex-secretária de Educação do Município de Sobral e do Estado, Izolda ganhou projeção nacional com as ações desenvolvidas para melhoria da qualidade do ensino público. Durante a campanha do segundo turno à Presidência República, Izolda recebeu elogios de Lula e disse que ela, Izolda, se preparasse porque viria muito trabalho pela frente. Agora, a expectativa é se o nome de Izolda será confirmado nesta semana para o Ministério da Educação.