Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O PDT intensifica, a partir deste final de semana, a campanha para garantir uma vaga no segundo turno na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. As duas primeiras pesquisas do instituto Datafolha e do Ibope mostram a liderança do Capitão Wagner (PROS), seguido de Luizianne (PT) e José Sarto (PDT).

Os coordenadores da campanha de Wagner estão eufóricos e o vêem com perspectivas de crescer, enquanto, olhando para a outra vaga, estão Luizianne e Sarto. Os aliados de Luizianne trabalham com um cenário de empolgação na reta final da campanha e na expectativa da presença do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para levá-la ao segundo turno.

São mais três semanas de campanha, com um ritmo bem mais intenso e números sobre a tendência de votos que chegam, pela manhã, à tarde e à noite, à mesa dos coordenadores de campanha. Os candidatos cumprem a agenda e recebem orientações para focar o olhar exclusivamente para os eleitores indecisos e para os bairros onde estão os fatores que podem consolidar as intenções de votos.

São pouco mais de 20 dias para o primeiro turno da eleição, que acontece no dia 15 de novembro: Wagner, Luizianne e Sarto formam o pelotão dos candidatos com condições reais de brigar pelo segundo turno. Os demais alimentam poucas expectativas sobre uma subida repentina para alcançar os 25% dos votos necessários a uma chegada na reta final do primeiro turno.

PDT X PROS

O Ibope mostrou Wagner, com 28%, Luizianne, 23%, e Sarto, 16%, enquanto, pelo Datafolha, a posição é a mesma, mas os números um pouco diferentes – Wagner (33%), Luizianne (24%) e Sarto (15%). A briga pelo segundo turno levou o PDT a polarizar o conflito com o Capitão Wagner. Os pedetistas enxergam pontos de fragilidade no adversário, tentam desidratá-lo e traçam cenários com José Sarto podendo até chegar em primeiro lugar, deixando, assim, a segunda para ser disputada entre Wagner e Luizianne.

O comando da campanha do Capitão Wagner está em outra direção, age com a certeza de que o primeiro lugar tem dono e resta saber quem será o adversário ou a adversária no segundo turno. E. nessa discussão sobre quem o Capitão preferia enfrentar na disputa final pela Prefeitura de Fortaleza, as opiniões, entre os mais próximos ao candidato do PROS, se dividem, mas a maioria esmagadora gostaria mesmo de encontrar a petista Luizianne Lins no segundo turno para nacionalizar o debate com o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

PDT X PT

O comando da campanha de José Sarto decidiu, nos últimos cinco dias, intensificar ataques à candidatura de Luizianne Lins. O PDT passou a comparar, em termos numéricos, o que Luizianne realizou em oito anos e quais ações, no mesmo período, fez o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT). O comparativo aborda, por exemplo, o número de unidades de saúde construídas nas gestões de Luizianne e Roberto, dando destaque que, na atual gestão, Roberto fez muito mais. A comparação é encerrada com o apelo de que Fortaleza não pode voltar ao passado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp