Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que autoriza a abertura de crédito extraordinário para o pagamento de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), significa alívio para milhares de pessoas que temiam virar o ano de 2022 sem a grana que os garante o mínimo para alimentação e compra de medicamentos.

De acordo com o TCU, a abertura de crédito no Orçamento da União de 2022 deve ser feita por meio de Medida Provisória. Segundo o relator da medida, ministro Antonio Anastasia, o pedido de crédito extra atendeu a um pedido de avaliação da Ministério da Casa Civil.


Ao longo desta semana, o INSS ganhou o noticiário com a ameaça de suspensão de atividades em função da falta de recursos no Orçamento. O presidente do INSS alertou que, devido aos contingenciamentos no Orçamento, que afetaram o caixa da autarquia, aposentados e pensionistas poderiam enfrentar dificuldades no atendimento já a partir desta quarta-feira.


De acordo com a proposta orçamentária aprovada pelo Congresso, as despesas com benefícios somariam R$ 756,8 bilhões neste ano. Mas diante da redução da fila dos benefícios do INSS, o montante vai atingir R$ 764,4 bilhões.


ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL


Os repórteres Carlos Alberto e Raquel Tavares ao participar do Jornal Alerta Geral, faz um registro sobre o funcionamento das agências do INSS que, segundo o Ministério da Previdência Social, mantém o atendimento normal aos segurados e beneficiários.


LINHA DIRETA PARA DÚVIDAS


Os ouvintes e internautas que tem dúvidas sobre a área previdenciária podem enviar perguntas para o whatasapp (85) 99273.4353. Aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, no Jornal Alerta Geral ‘Caminhos da Aposentadoria’, o professor e advogado Paulo Bacelar esclarece tudo sobre os benefícios pagos pelo INSS.