Os motoristas da Capital e do interior do Ceará sofrem com o aumento nos preços dos combustíveis, Em resposta, o Governo do Estado declarou que esse aumento não tem nenhuma relação com a sistemática de tributação dos estados. As alíquotas permanecem estáveis há muitos anos.
Os valores elevados são decorrentes da alteração da política de preços da Petrobras, que prevê reajustes baseados nas cotações internacionais do petróleo e do dólar, repassando ao preço dos combustíveis toda a instabilidade do cenário externo do setor e dos mercados financeiros.
Sobre o assunto, a titular da Secretaria da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, e os demais secretários de Fazenda dos estados se manifestaram em nota e defenderam que a política de preços dos combustíveis deve ser discutida no âmbito de uma Reforma Tributária ampla, incluindo todos os impostos sobre consumo.
A secretária Fernanda Pacobahyba fala sobre a proposta dos estados e esclarece que o valor do ICMS que o Ceará cobra sobre o diesel e a gasolina permanece inalterado.