A Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Educação – SMS, realiza a partir desta segunda-feira (16) até o dia 27 de agosto, processo avaliativo para todos os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A avaliação será fundamental para o diagnóstico nos níveis de aprendizagem dos alunos para que haja planejamento e estratégias de intervenção. O retorno parcial dos alunos às instituições de ensino está previsto para iniciar no dia 8 de setembro, respeitando todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.
Qual o objetivo do exame?
de acordo com a SMS, o exame tem o objetivo de identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes, bem como planejar as estratégias de intervenção a serem adotadas, considerando este contexto de pandemia.
Plano de retomadas as aulas presenciais
A Prefeitura Municipal de Fortaleza vem intensificando ações para que o retorno as atividades escolares na Rede Municipal de Ensino esteja de acordo com as normas de segurança sanitária. Para a volta às aulas presenciais as unidades estão passando por readequações como:
- Aeração de salas de aula;
- Uso obrigatório de máscara no ambiente escolar;
- Ventiladores em funcionamento;
- Marcação nos espaços comuns para que não haja aglomeração;
- Lavatórios;
- Abastecimento de água regularizado;
- Adaptação de bebedouros;
- Dispenser com álcool em gel para higienização constante das mãos;
- Informativos espalhados no ambiente escolar falando sobre as medidas preventivas
Cronograma para retorno às aulas presenciais
O semestre letivo iniciou no final de julho ainda de forma remota. O retorno presencial será a partir de 8 de setembro, com 50% da capacidade das escolas. A programação do calendário de ensino do Município é dividida em etapas e incluem ações de sensibilização, formações sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais.
Retorno presencial
No dia 8 de setembro a Rede Pública inicia o retorno presencial das aulas de maneira escalonada e híbrida, avançando até as últimas séries do Ensino Fundamental. Entenda:
- Primeira etapa – Infantil III, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental IV (33,2% dos alunos matriculados);
- Segunda etapa – Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede);
- Última etapa – 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).
A implementação do formato híbrido ocorrerá a partir de 20 de setembro, quando metade dos alunos terá aula presencial e outra metade participará de atividades remotas. A entrega de mais 28.500 tabletes para a comunidade de ensino de Fortaleza pretende auxiliar os estudantes nos períodos de atividades remotas.