Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Os alunos da 1ª turma do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PM) participaram de instruções sobre Armas e Munições Letais e Menos Letais e Equipamentos. Para os alunos do grupo 15, lotados na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), hoje (12), foi o primeiro contato direto com as armas utilizadas pelas forças de segurança do Estado. Na ocasião, os futuros policiais foram orientados sobre como manuseá-las de forma correta e segura, além de aprenderem noções básicas de montagem, desmontagem e manutenção desses equipamentos.

De acordo com a escrivã de Polícia Civil e instrutora de tiro da AESP, Necy Parente, os conceitos abordados nesta disciplina são fundamentais no dia a dia de um policial militar e irão prepará-los para as aulas práticas que serão ministradas na disciplina de tiro policial defensivo, previstas para o mês de junho. “É importante que os alunos, ao terminarem essa disciplina, saibam manusear perfeitamente os armamentos e aprendam a cumprir rigorosamente as normas de segurança, para que assim, não ocorram acidentes com eles ou terceiros”, explica a instrutora.

Para aluna do grupo 15, Lilia Ribeiro Gomes (24), o curso está sendo um leque de descobertas e lhe trouxe um novo olhar sobre a polícia. “Essa aula é muito boa, porque os policiais estão diariamente armados, essa é a nossa ferramenta de trabalho. Então, é uma das aulas que eu julgo ser uma das mais importantes”, enfatizou a discente.

A disciplina possui uma carga horária de 36 horas/ aulas e contempla em seu conteúdo programático: tipos de armas de fogo, classificação, manuseio, regras de segurança, calibres, munições, montagem e desmontagem, noções de balística, nomenclaturas, funcionamento dos cartuchos e grupo de projéteis.

Fonte: SSPDS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp