O encontro do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com o Governador Elmano de Freitas (PT), nessa terça-feira, no Palácio da Abolição, serviu para distensionar o ambiente administrativo entre ambos, mas está longe de representar uma reabertura de diálogo político e pré-eleitoral. Os conflitos partidários do PDT com o PT, que nasceram em 2022, serão arrastados até às eleições de 2024.
Sarto e Elmano trocam farpas desde as eleições do ano passado e, ao longo deste primeiro semestre, os dois mantiveram rispidez nas palavras quando um ou outro era abordado sobre ações do Governo Estadual ou da Prefeitura de Fortaleza. As declarações os distanciaram, mesmo com ações administrativas conjuntas que envolvem Município e Estado.
JORNAL ALERTA GERAL
O repórter Carlos Alberto, em participação, nesta quarta-feira, no Jornal Alerta Geral, relata os bastidores do encontro entre Sarto e Elmano, enquanto o jornalista Beto Almeida diz que a relação administrativa é imprescindível e, nesse caso, o prefeito da Capital age com grandeza priorizando os interesses da população.
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
OBRAS COM IMPACTO NA CAPITAL
Convidado para o lançamento de uma parceria público-privada para investimentos da ordem de R$ 11,3 bilhões na rede de saneamento básico da Capital, Sarto não se furtou a comparecer ao Palácio da Abolição e o fez no contexto institucional para dizer que, como a pauta interessa diretamente a população, não poderia se ausentar.
As obras da Cagece terão impacto na cidade porque ruas e avenidas serão rasgadas para passagem de tubulações. O diálogo administrativo entre Município e Estado será essencial para as obras fluírem de forma mais organizada, evitando que, nessa programação, por exemplo, uma artéria recém asfaltada pelo Município seja cortada pela Cagece. Se há diálogo entre as cúpulas de Poder, as ações conjuntas geram menos conflitos e mais agilidade nos resultados das obras para a população.
Segundo José Sarto, nunca houve ruptura com Elmano, mas sim divergências consideradas normais. “Não é recompor, porque não houve nada novo, nada de ruptura’’, disse Sarto, ao obervar ainda: ‘’O que existe é uma divergência, a meu juízo, madura de dois representantes populares. Ele governador, eu prefeito, que fazem aqui e acolá uma observação natural. (…) Não é um reatamento, porque não ruptura”, acrescentou o pedetista.
CONTEXTO PRÉ-ELEITORAL, COM EVANDRO LEITÃO
O encontro entre Sarto e Elmano não tem qualquer significado de aliança partidária, nem abre caminhos para uma possível aproximação pela Prefeitura da Capital em 2024. O PT, sob a liderança do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas, se organiza para apresentar um nome que una diferentes correntes partidárias e chegue ao 2º turno para vencer a eleição.
O nome que está sendo desenhado e preparado é o do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT). Evandro precisa ser liberado pelo PDT para se filiar ao PT e, assim, evitar embaraços com a Justiça Eleitoral porque a legislação estabelece que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar. Camilo e Elmano querem Evando no PT pela relação de lealdade construída ao longo dos últimos 10 anos.
DUAS MULHERES
O deputado estadual Evandro Leitão surgiu a partir de uma manifestação do deputado estadual De Assis Diniz que o lançou como o nome ideal para concorrer à Prefeitura pelo PT. O gesto de Diniz retratou ações que estavam sendo discutidas, mas foi considerado precipitado porque chegou bem antes do planejado. A ideia era amadurecer mais a ideia para diminuir possíveis reações internas.
O PT tem, atualmente, a deputada federal Luizianne Lins como uma das pré-candidatas, enquanto outro nome – com força política, é o da atual Secretária-Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela. Ex-governadora, Izolda se desfiliou do PDT ao ser impedida de concorrer à reeleição em 2022 e, hoje, como um dos nomes mais respeitados da política do Ceará, é uma opção para a Prefeitura de Fortaleza em 2024.