Após licença para disputar a Prefeitura de Fortaleza e terminar o pleito em segundo lugar, o deputado federal André Fernandes retornou à Câmara. Com o retorno, Dra. Mayra Pinheiro, que estava em exercício, voltou para a suplência. Em setembro de 2024 o político assinou um pedido de licença para um período de 120 dias para se dedicar à campanha pelo Paço Municipal.
Com o afastamento, a segunda suplente do PL, Dra. Mayra Pinheiro, assumiu a vaga no Congresso Nacional. Além de Mayra, a bancada do PL no Ceará tem ainda Tadeu Oliveira, terceiro suplente da sigla, que está substituindo o deputado Júnior Mano, agora no PSB, que está de licença. Na sua primeira disputa em cargos majoritários, o parlamentar encerrou o primeiro turno das eleições em primeiro lugar, entretanto, após reviravolta, Evandro Leitão (PT) consolidou a sua vitória apertada contra o aliado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
No pleito de 2024, André Fernandes foi derrotado pelo atual prefeito Evandro Leitão por uma diferença de 10.838 votos. O resultado projetou o deputado como uma das personalidades mais fortes da oposição ao atual grupo governista do Estado, além de ter fortalecido André como um nome de peso no cenário político cearense. Nas eleições municipais de 2024, o então candidato do PL recebeu 705.295 votos, o equivalente a 49,62%. O petista recebeu 716.133 votos, 50,38% do eleitorado da Capital.