O presidente da Executiva Nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo, revelou, em declaração publicada pela Jornal O Globo, que se queixou ao presidente Lula sobre o envolvimento dele, Lula, na corrida pela Prefeitura de Fortaleza.
A queixa, conforme a reportagem, foi exposta, nessa segunda-feira (26), durante reunião dos líderes dos partidos na Câmara com o presidente da República.
André chegou a dizer, antes das convenções partidárias, não acreditar que Lula se envolveria na corrida pela Prefeitura de Fortaleza porque, em Brasília, o PDT é um aliado do Governo Federal.
MANEIRA BEM RESPEITOSA
‘’Lógico que houve a questão da satisfação em relação às últimas semanas, com esses imbróglios relacionados ao relacionamento dos três Poderes. E também a participação do presidente Lula em alguns momentos, especialmente em Fortaleza, onde o PDT tem candidato à reeleição e é a principal prefeitura que o PDT administra no Brasil. Fiz questão de externar isso, mas de uma maneira bem respeitosa. Ele falou que realmente tinha sido muito pressionado pelo PT do Ceará’’, disse André, em declaração ao Jornal O Globo.
CIRO, VOZ CRÍTICA AO GOVERNO LULA E AO GOVERNO ELMANO
Mesmo com as queixas e apelos do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, o comando estadual do PT prepara uma nova visita do presidente Lula ao Ceará para fortalecer o palanque do candidato Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza. A agenda não está definida, mas a visita deve acontecer na última semana de setembro.
Lula quer, além de prestigiar Evandro, fortalecer a liderança do senador e Ministro da Educação, Camilo Santana, que vem se destacando como pai do ‘Pé-de-Meia’, principal programa do Governo petista voltado aos estudantes do ensino médio da rede pública.
Embora ocupe cargos no primeiro e segundo escalão do Governo Federal, o PDT tem uma das vozes mais críticas às gestões estadual e federal do PT.: o ex-presidenciável Ciro Gomes. O principal cargo do PDT é o Ministério da Previdência Social ocupado pelo ex-deputado federal Carlos Lupi.