Uma pesquisa realizada pela Associação Europeia de Psiquiatria revela que mulheres podem sofrer mais com ansiedade pela uso excessivo do celular. De acordo com a pesquisa, o gênero tem uma ligação significativa ao tempo gasto com telas e aos efeitos negativos da prática.
O levantamento englobou 400 jovens adultos – 104 homens, 293 mulheres e três de outro gênero –, com idade média de 25,9 anos, e identificou que as mulheres jovens sofrem impactos maiores pelo uso excessivo de smartphones. A do estudo levou a três fatores que podem tornar as mulheres mais vulneráveis à ansiedade: pressões sociais relativas à aparência e comparação social; maior ênfase na conectividade social; e maior sensibilidade emocional.
Os especialistas ainda deram sugestões de como prevenir esses efeitos negativos da utilização excessiva de telas. A lista inclui o incentivo ao engajamento social offline, a criação de limites para o tempo gasto no smartphone e a criação de mecanismos alternativos para enfrentar o problema.
