A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, anunciou, nesra segunda-feira (11), que não vai renovar a vigência dos editais de chamamento de medicamentos e oxigênio medicinal. A justificativa da reguladora para não lanças novos editais, é a queda dos casos de covid-19.

Segundo a agÊncia, desde 2020, foram publicados diversos editais de chamamento para que os detentores de registro de medicamentos informaram à agência dados sobre a fabricação, importação e distribuição de anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e agentes adjuvantes, entre outros medicamentos, empregados para a manutenção da vida de pacientes infectados pelo vírus. 

A Anvisa disse que, desde 2021, as empresas fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal fornecem informações sobre estoque, venda e produção. Essas medidas visavam o monitoramento de dados de produção e vendas dos medicamentos listados nos editais, vacinas contra a covid-19 e oxigênio medicinal. Segundo o órgão, caso o cenário epidemiológico do país se altere e seja necessário receber novamente as informações, novos editais podem ser publicados.

(*) Com informações Agência Brasil