A Arquidiocese de Brasília realiza atividades em prol de moradores de rua no Distrito Federal. Pela manhã foi servido um café da manhã, seguido de missa na Catedral (Elza Fiuza/Agência Brasil)

As orientações para a prevenção e o controle do novo coronavírus (covid-19) em instituições de acolhimento, tais como abrigos coletivos, albergues e comunidades terapêuticas, entre outras, foram publicadas em nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada nessa segunda-feira (13). O material informa, também, sobre sinais e sintomas da doença, formas de transmissão e medidas de proteção. 

Além disso, a nota destaca as ações que devem ser adotadas em relação aos cuidados gerais com as pessoas que são acolhidas nas instituições, casos suspeitos e confirmados da doença e orientações para os trabalhadores e visitantes. 

“É importante ressaltar que a população acolhida nessas instituições vive em situação de vulnerabilidade devido a diversos fatores sociais, econômicos e etários”, diz o documento. A Anvisa recomenda que os locais devem contar com profissionais que ajudem os acolhidos que não conseguem higienizar as mão.

*Com informações da Agência Brasil