Fortaleza voltou a receber chuvas acima de 60 milímetros, após 7 meses, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A última vez que a capital havia recebido precipitações acima de 60 milímetros foi em 27 de abril, quando houve chuva de 78,8 milímetros.
Conforme a Funceme, entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), choveu em 60 cidades do estado. O maior registro de precipitação ocorreu no Crato, com 62 milímetros. Em seguida aparecem Fortaleza, com 61,4 milímetros; e Barbalha, 30 milímetros.
As chuvas também atingiram municípios do Litoral-Oeste, em destaque para Acaraú, com 40 milímetros.
Maiores chuvas (mm) em 24 horas no Ceará por município
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira (29):
- Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo as chuvas mais expressivas no centro-norte do estado.
Quinta-feira (30):
- Céu variando de nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea do estado. Para a região da Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas devem ocorrer devido às áreas de instabilidade oriundas do leste do nordeste brasileiro e do oceano Atlântico, assim como o posicionamento e deslocamento do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN).