As medidas adotadas pelo Ministério da Previdência Social, após a instituição do Atestmed, provocaram uma queda no tempo de duração dos benefícios por incapacidade temporária. O Atestmed é uma ferramenta que possibilita a concessão do auxílio sem perícia médica presencial.

Segundo dados do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), divulgados nessa quinta-feira (19), o benefício por incapacidade temporária durou, após a adoção do Atestmed no mês de julho de 2024, uma média 62,5 dias. Antes, o benefício chegava a 394,8 dias.

LINHA DIRETA: whatsApp (85) 99273.4353
Os beneficiários e segurados da previdência social tem, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, um canal de esclarecimento sobre dúvidas dos benefícios pagos pelo INSS.

Os ouvintes e internautas do Jornal Alerta Geral Especial Caminhos da Aposentadoria podem encaminhar mensagens para o
whatsApp (85) 99273.4353. A orientação e os esclarecimentos são apresentados pelo professor e advogado Paulo Bacelar.

MENOS DESPESAS

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, considera que o aumento da eficiência do sistema de liberação do benefício por incapacidade se explica porque esses benefícios passaram a substituir a renda. “Esse é o objetivo original desse benefício”, observou Lupi.

O Ministério da Previdência Social calcula que, com a correção de distorções no antigo auxílio-doença, houve uma redução das despesas com benefícios por incapacidade temporária. Os gastos chegaram a R$ 25,8 bilhões até julho de 2024 frente a R$ 34,3 bilhões no ano passado.

LEIA MAIS