Fortaleza realiza, neste sábado (02), um mutirão de vacinação contra covid-19 e influenza. Serão 14 postos em funcionamento de 8h às 16h30, nas seis coordenadorias regionais de saúde da Capital, para garantir a vacinação da população.
O objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para conter o aumento de casos positivos. E também vacinar contra a influenza, em um contexto de proximidade do período chuvoso. Além destas, estarão disponíveis durante a ação as vacinas de rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias.
Vacina bivalente contra covid-19
Para receber o imunizante bivalente contra a covid-19 é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a covid-19, ser maior de 18 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Em casos de sintomas gripais leves, a vacinação pode ser aplicada, mas em casos graves recomenda-se esperar 30 dias após o final dos sintomas.
Desde o início da vacinação, 7.302.788 doses contra a covid-19 foram aplicadas, além de 438.811 doses da vacina bivalente.
Influenza
A vacina contra a Influenza, conhecida comumente como vacina da gripe, pode ser aplicada em todas as pessoas maiores de seis meses de idade, incluindo gestantes e idosos, e deve ser tomada anualmente.
Pessoas com sintomas gripais, como febre e coriza, devem aguardar estar totalmente saudáveis para receber o imunizante.
De janeiro a outubro deste ano, foram aplicadas 635.852 doses da vacina contra a Influenza em Fortaleza.
Vacinas disponíveis para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).
Vacinas disponíveis para adolescentes
Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.
A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.