Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na esteira da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana passada, os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para a Selic no fim de 2017. O Relatório de Mercado Focus trouxe nesta quarta-feira, 1º, que a mediana das previsões para a Selic em dezembro deste ano passou de 9,50% para 9,25% ao ano. Há um mês, estava em 9,50%.

Os analistas também voltaram a reduzir suas projeções para o IPCA neste ano, de 4,43% para 4,36%. Há um mês, estava em 4,70%. Já a projeção para o IPCA de 2018 permaneceu em 4,50%, mesmo patamar de quatro semanas atrás. Na prática, as projeções indicam que a expectativa é que a inflação se aproxime do centro da meta, de 4,5%, em 2017 e 2018. A margem de tolerância para estes anos é de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos (inflação de 3% a 6,0%).

O Copom anunciou na última semana corte de 0,75 ponto da Selic, de 13,00% para 12,25% ao ano, como esperado pelo mercado. No entanto, deixou a porta aberta para a intensificação dos cortes nos próximos encontros, o que dependerá “da estimativa da extensão do ciclo” e da “evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco e das projeções e expectativas de inflação”.

O BC publica toda segunda-feira o Relatório de Mercado Focus, com as projeções inseridas pelas instituições financeiras até a sexta-feira anterior. Desta vez, em função do Carnaval, a instituição optou por divulgar o documento hoje, quarta-feira, às 12 horas.

Com informação O Estado de São Paulo