Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A discussão de um projeto de lei encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Russas com pedido para abertura de crédito extraordinário no orçamento de 2020 no valor de R$ 3.558.226,82 gerou polêmica e provocou o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O) por injúria racial.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, na Rede do Vale do Jaguaribe, Carlos Silva, relata as discussões sobre a pauta da Câmara Municipal que gerou toda a polêmica e veiculação de mensagem interpretada como injúria racial.


O vereador João Paulo Moreira, do PDT, que se opôs à votação apressada do projeto se sentiu ofendido por uma mensagem de cunho racista postada nas redes sociais pela candidata a vereadora Nataliana Gonçalves, irmã de Nathizael Gonçalves, que é o presidente da Câmara Municipal.


A mensagem de Nataliana, que é filiada ao PT, dizia o seguinte: “favor dêem uma bananinha com uma garrafinha de água ao vereador nervosinho. Ele tá com fome“. Indignado e se sentindo vítima de uma agressão descabida, João Paulo, que concorre à reeleição de vereador, foi à Polícia Civil registrar um Boletim de Ocorrência por injúria racial e, também, levou o caso ao Ministério Público Estadual.

O repórter Carlos Silva tem mais detalhes, enquanto o Jornalista Beto Almeida, no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, diz que a injúria racial é crime e pode render condenação a quem a prática. “Não é uma questão de apenas troar insulto no plenário, a coisa vai além disso. Porque ela entra naquela linha da injuria racial, que inclusive é um crime previsto no código penal, que dá inclusive pena de reclusão, dá multa”, diz Beto Almeida.

“É impressionante como as vezes homens públicos, pessoas públicas, pessoas que ocupam cargos públicos, entram numa linha de desgaste e de debates que saem da racionalidade, que saem da argumentação respeitosa e resvalam para o preconceito, para o racismo, para a injúria racial, literalmente caem naquele discurso rasteiro que só desqualifica o agente público”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp