O governador Elmano de Freitas visitou, nesta terça-feira (03), o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP). Junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, recebeu o resultado positivo para a implantação do novo campus do ITA no Ceará.
O relatório técnico, que vem sendo preparado desde agosto, aprovou a instalação do equipamento na área da base aérea da capital. A senadora da República, Augusta Brito, também participou do momento.
O governador Elmano de Freitas agradeceu os esforços do Governo Federal para a instalação de uma unidade do ITA em Fortaleza, o que vai mudar a realidade do Estado e de toda a Região Nordeste.
Avanço no conhecimento
A escolha do Ceará para ser sede do novo campus não foi por acaso. Sendo considerado um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação. Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado. Com a implantação, o governador ressaltou o avanço de desenvolvimento que o Estado terá em suas pesquisas, também na área de energia renovável.
O ministro da Educação, Camilo Santana, pontuou que essa aprovação de viabilidade é uma boa notícia não apenas para o Ceará, mas para o país. Já que a implantação do novo campus do ITA possibilita a expansão de sua excelência.
Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o relatório confirma a possibilidade real de um sonho do Governo Federal, de levar uma unidade do ITA para o Nordeste.