Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Vem mais um feriado. Agora, na próxima segunda-feira, 25, será comemorado no Ceará a Data Magna, dia que marca o fim da escravidão no Estado no histórico dia 25 de março de 1884. Instituída em dezembro de 2011 com publicação no Diário Oficial do Estado.

Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, é responsável, em grande parte, pela data. Envolvido na luta pelo abolicionismo da escravidão, ele chegou a fechar o Porto de Fortaleza, em ato histórico, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Ele foi uma importante voz na libertação.

O dia é feriado em todo o território cearense. Alguns estabelecimentos modificam seu horário de funcionamento na próxima segunda-feira. Os shopping centers da Capital funcionarão em regime normal. As agências bancárias não funcionarão e os postos de combustível de Fortaleza funcionarão normalmente.

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados, as lojas funcionarão normalmente, mas as lojas de rua em Fortaleza terão funcionamento facultativo.