Mesmo com a pauta cheia e com muitos projetos para serem votados, os deputados federais e senadores entram no mês de agosto com ritmo desacelerado de atividades neste segundo semestre de 2024.

As eleições municipais os levam a dedicar tempo integral à pré-campanha eleitoral e, com isso, os Plenários da Câmara e do Senado estarão vazios. O repórter Carlos Alberto, ao participar, nesta terça-feira (6), registra a agenda esvaziada do Congresso Nacional.

A retomada das atividades é de forma parcial: no Senado, as comissões voltam a se reunir nesta semana, as votações ocorrerão de maneira remota e caberá ao Colégio de Líderes decidir os temas a serem apreciados nos próximos dias.

CÂMARA FEDERAL

O certo, nesse momento, é que nenhum projeto considerado polêmico será pautado e somente, na próxima segunda-feira, é que os senadores devem retomar as votações presenciais, após o recesso iniciado em julho. Já na Câmara Federal, o retorno às atividades, com sessões em plenário, só acontecerá a partir da próxima semana.

Um acordo entre os líderes de bancadas fez com que os deputados não voltassem nesta segunda, ganhando, assim, mais alguns dias de folga. A previsão é de que os deputados intensifiquem os seus trabalhos entre os dias 12 e 14 e de 26 a 28 de agosto. Em setembro, a Casa trabalhará entre os dias 9 e 11.