O presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes (MDB), travou, nesta quinta-feira (8), a entrega do título de cidadania do Município ao ex-secretário de Articulação Política do Governo do Estado e candidato do PT à Prefeitura, Waldemir Catanho.

Tanilo, que indicou a filha Priscila para compor a chapa do candidato Naumi Amorim (PSD), se recusou a entregar a comenda a Catanho, com quem mantinha diálogo até o final do mês de julho. Preterido na chapa do PT, Tanilo Menezes levou o MDB para uma aliança com o PSD.

LEI DESCUMPRIDA

A decisão de Tanilo Menezes, segundo assessores de Catanho, vai contra à lei municipal 3.792, de 18 de junho de 2024, que oficializou a concessão do título ao petista. A lei é oriunda de um projeto de lei de autoria da vereadora Enedina Soares (PT) aprovado pela Câmara Municipal.

O texto aprovado reconhece as contribuições de Waldemir Catanho para o município, destacando sua trajetória em defesa dos direitos sociais e do desenvolvimento de Caucaia. Mesmo, assim, de acordo com a assessoria de Catanho, o atual presidente da Câmara, Tanilo Menezes, desconsiderou a decisão legislativa e se recusou a entregar a honraria.

Sem esconder a indignação com o gesto de Tanilo Menezes, a vereadora Enedina Soares fez a entrega simbólica de um título de Cidadão Caucaiense confeccionado pelo próprio gabinete. “É inadmissível que uma decisão já oficializada em lei seja ignorada por motivos políticos’’, lamentou a vereadora.

TÍTULO SIMBÓLICO

O título de cidadão caucaiense a Waldemir Catanho, segundo Enedina Soares, ‘’não é apenas um reconhecimento merecido, mas também um reflexo do desejo do povo de Caucaia de honrar quem tem contribuído tanto para a nossa cidade’. Ela disse, ainda, que ‘’a Câmara não pode ser utilizada como palco para manobras políticas”.

O jornalista Waldemir Catanho lamentou a situação, mas reafirmou seu compromisso com Caucaia:

“Essa atitude só reforça a necessidade de mudança na nossa cidade. Estou aqui para trabalhar pelo povo de Caucaia, independentemente das adversidades que possam surgir. Continuarei lutando para construir um município mais justo e igualitário para todos”.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa de Waldemir Catanho