Lideranças nacionais do PDT e PSB abriram negociações para formar uma federação e fortalecer a atuação no Congresso Nacional. O bloco partidário, se montado, ficaria com 31 deputados federais, sendo 17 do PDT e 14 do PSB. As conversas para formação da federação foram abertas pelo presidente nacional do PDT, André Figueiredo, que, ao lado do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; com o presidente do PSB, Carlos Siqueira.
De acordo com a legislação, as federações partidárias foram criadas na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso em setembro de 2021 e já valeram para as disputas do ano passado. O modelo prevê que dois ou mais partidos atuem de forma unificada nas eleições e na legislatura seguinte.
Pela legislação, essa união deve se sustentar por, no mínimo, quatro anos. A federação atua no Legislativo como uma única bancada, sem que os partidos tenham a obrigação de se fundir. Outras três siglas – União Brasil, PP e Avante, também, discutem nesse momento a formação de uma federação, formando uma bancada de 115 deputados na Câmara Federal.
JORNAL ALERTA GERAL
O assunto está na pauta do Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Carlos Alberto e o jornalista Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, e tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.