O ex-senador Tasso Jereissati, após cumprir três mandatos de governador e dois mandatos no Senado, quer plantar uma semente de renovação no PSDB após o fracasso do partido nas urnas em 2022.
Os tucanos não elegeram nenhum deputado federal no Ceará e conseguiram apenas uma vaga (Emília Pessoa) na Assembleia Legislativa. O partido, por decisão da justiça eleitoral, foi excluído da aliança com o PDT na corrida ao Governo do Estado e, como consequência, perdeu consistência política.
Tasso lidera, sem a presença de outros tucanos, o movimento para construir novos quadros no PSDB e, com essa articulação, levou a Brasília o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e o apresentou à cúpula nacional da sigla. Élcio deve assumir o comando regional da agremiação.
JOVENS E NOMES NOVOS
O movimento de filiações, com reunião no escritório do senador tucano em Fortaleza, atraiu para os quadros do PSDB o ex-coordenador geral da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), George Martins, a médica Andrea Landim, a empresária Sasha Reeves e o empresário Paulo Landim. Andrea concorreu, em 2020, a vice-prefeita de Juazeiro do Norte, disputou, em 2022, uma vaga à Câmara Federal e, nas eleições de 2024, volta os olhos para a Prefeitura da terra do Padre Cícero.