O ministro da Educação, Camilo Santana, não escondeu o entusiasmo ao revelar, neste domingo (3), ao lado do presidente Lula, que o Enem registrou, neste final de semana, um aumento de 27% no número de inscritos, se comparado com 2022. Em relação a 2023, foram 9,95% de novas participações.
Os dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que a edição de 2024 do Enem tem 4.325.960 de participantes, dos quais 1,6 milhão são concluintes do Ensino Médio. Segundo o Inep, 60,59% dos inscritos confirmados são mulheres, e 39,41%, homens
FORÇA DO PÉ-DE-MEIA
A adesão expressiva à atribuída ao Pé-de-Meia, programa criado na gestão de Camilo Santana que garante um auxílio mensal de R$ 200 como estímulo à permanência dos estudantes na sala de aula.
O programa tem, ainda, uma parcela extra de R$ 200 para os alunos do ensino médio da rede pública que se inscreverem e participarem do Enem. O Pé-de-Meia beneficia, atualmente, 3,9 milhões de estudantes do ensino médio das escolas públicas. No Ceará, são 270 mil alunos.
“Comparado com 2022, no segundo ano do governo do presidente Lula, houve um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024”, disse, entusiasmado, Camilo Santana, ao observar com alegria, que, neste ano, mais estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio fizeram a prova.
NORDESTE 100%
Camilo citou outros números que o deixaram feliz: em 2024, houve 100% de inscrições dos estudantes matriculados no 3º do Ensino Médio de oito Estados da Região Nordeste. Segundo Camilo, no ano passado, nenhum dos nove Estados do Nordeste teve100% de inscrições no Enem.
O ministro da Educação destacou, ainda, aumentos em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul. O crescimento no número de inscrições, de acordo com Camilo Santana, ocorreu por conta do programa Pé- de- Meia.
“A gente considera que isso é fruto do efeito do programa Pé-de- Meia, um incentivo financeiro em que o aluno que fizer a prova hoje e no próximo domingo vai receber uma parcela a mais, como estímulo”, comemora Camilo, que, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou, neste domingo, a Sala de Monitoramento do Enem 2024, que funciona na sede do INPE, em Brasília.
Neste domingo, a etapa do Enem teve 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira – inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e uma redação de 30 linhas com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A prova da semana terá 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) e 45 de Matemática.