As pessoas que ficam um período sem vínculo com o INSS descobrem, com o passar do tempo, que a falta de contribuição para a previdência social as deixa desprotegidas da cobertura de auxílios e aposentadorias.
LINHA DIRETA PARA ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353
Como na vida para tudo tem um jeito, na área previdenciária não é diferente e, no Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’, edição deste sábado, o professor e advogado Paulo Bacelar orienta ouvintes e internautas que encaminharam dúvidas sobre a retomada do vínculo com o INSS.
As mensagens com perguntas sobre os benefícios pagos pelo INSS podem ser encaminhadas pelo whatsApp (85) 99273.4353. Os esclarecimentos são feitos, aos sábados, entre 7 e 8 horas da manhã, pelo rádio e pela internet. O conteúdo fica disponível, também, no site cearaagora.com.br.
RECUPERAR ‘TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO’
Uma das perguntas, com resposta neste sábado, é do ouvinte Wagner, que mora em Fortaleza, e pediu orientação ao dizer que passou 7 anos sem carteira assinada e, agora, quer contribuir e recuperar o tempo sem contribuição e voltar a ter vínculo com a previdência social.
CARÊNCIA E CONDIÇÃO DE SEGURADO
A resposta ao Wagner, com informações úteis para milhares de pessoas, tem uma importância bem significativa porque o professor Paulo Bacelar explica a diferença entre ‘condição de segurado (a) e carência para trabalhadores pedirem auxílios ou aposentadorias.
APOSENTADORIA ESPECIAL
O ouvinte Francisco, de Viçosa do Ceará, diz que é vigilante e pergunta se, com 25 anos de contribuição, terá direito a aposentadoria especial. Nesse caso, Bacelar explicar quais são as condições para a concessão da aposentadoria especial.
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E IDADE
Com 17 anos de contribuição e 55 anos de idade, o ouvinte Francisco Bezerra, da cidade de Tauá, pergunta sobre quanto tempo terá que esperar pela aposentadoria. A explicação do professor Paulo Bacelar passa por cálculos e dá um indicativo seguro para quem se encontra com esse tempo de recolhimento para o INSS e com que idade poderá pedir o benefício.
APOSENTADORIA PELO MAGISTÉRIO
A edição deste sábado do Jornal Alerta Geral aborda, também, as condições para quem exercício a atividade do magistério se aposentar. Uma das perguntas é do ouvinte Elton, de Trairi, que, aos 53 anos de idade, teve a carteira assinada em 1984 como agente administrativo, em 1998 entrou para o magistério com uma carga horária de 100 horas e, no ano de 2002, ampliou essa carga com outras 100 horas.
Outra dúvida nessa área é do ouvinte Elisvando, da cidade de Acopiara, que tem 57 anos de idade e 22 anos de contribuição, e quer saber quando poderá pedir a aposentaria. O professor e advogado Paulo Bacelar recorre as regras estabelecidas na reforma previdenciária para explicar como e quando os professores podem se aposentar.
RÁDIO E INTERNET
O Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e, aos sábados, tem transmissão por 35 emissoras de rádio do Interior do Estado.