A disputa ao Governo do Estado e ao Senado será marcada, nesta quinta-feira, pela divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo IPEC após o início da propaganda eleitoral pelo rádio e pela televisão. A pesquisa está registrada no TSE com o protocolo CE-08708/2022.

De acordo com os dados apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa, com um custo de R$ 98.075,26, foi contratada pela TV Verdes Mares e será concluída nesta quinta-feira. Os pesquisadores entraram em campo no dia 26 de agosto e, ao longo de seis dias, entrevistaram 1.200 eleitores.

GOVERNO E SENADO

A 31 dias do primeiro turno da eleição, o IPEC, antigo IBOPE, captará o sentimento dos cearenses em relação à corrida ao Governo do Estado e ao Senado. A disputa pelo Palácio da Abolição tem, na briga pelo segundo turno, três candidatos – Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT).

A pesquisa mede, também, a influência dos presidenciáveis nas eleições no Ceará. Esse cenário tem o capitão Wagner vinculado ao presidenciável Jair Bolsonaro, enquanto, no palanque de Roberto Cláudio, está o pedetista Ciro Gomes, e com Elmano de Freitas, Luiz Inácio Lula da Silva. As últimas pesquisas com avaliação sobre a disputa ao Senado o ex-governador Camilo Santana aparece com mais de 60% das intenções de votos.

NÚMEROS NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais estão sendo invadidas, nos últimos dias, com números de diferentes pesquisas sobre as intenções de votos ao Governo do Estado. Chama a atenção a disparidade entre os valores pagos pelas pesquisas: enquanto a TV Verdes Mares contratou o IPEC pela importância de R$ 98.075,26 para uma pesquisa com 1.200 entrevistas, outros levantamentos, com número bem superior a essa quantidade de entrevistas, tem valores correspondentes a um terço do investimento para o antigo Ibope realizar a sondagem sobre as intenções de votos ao Governo do Estado.