O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), encerra, no dia 30 deste mês, um ciclo de dois mandatos consecutivos no comando da Mesa Diretora e deixa em seu lugar o aliado Antonio Henrique (PDT). Antonio, que está no terceiro mandato consecutivo, costurou, ao longo dos últimos 12 meses, o consenso para, com o aval do prefeito Roberto Cláudio (PDT), conquistar, nesta segunda-feira, uma vitória para dirigir o Legislativo Municipal no biênio 2019-2020. Salmito troca a Câmara pela Assembleia Legislativa onde chega, em janeiro, para assumir o seu primeiro mandato de deputado estadual.
Sem conflitos, a eleição de Antonio Henrique significa, também, a estabilidade na relação política entre Legislativo e Executivo pelos próximos dois anos. Dos 43 vereadores, o prefeito Roberto Cláudio conta com o apoio de, pelo menos, 35. Uma maioria esmagadora que não o cria dificuldades e aprova projetos que geram antipatia como, por exemplo, a Lei Roberto Cláudio – a lei que gerou aumento das taxas para emissão e renovação de alvarás de estabelecimentos comerciais.
Com o resultado oficial da eleição, Antonio Henrique fez um discurso para unificar ainda mais a Câmara Municipal. “Saibam que a função dessa Mesa Diretora eleita é poder ajudá-los a exercer com eficiência e protagonismo os seus mandatos”, destacou, ao elogiar o antecessor Salmito Filho ‘’pelas inovações, aprimoramento de processos e seriedade em seu trabalho à frente da Câmara Municipal nos últimos quatro anos’’.
Uma das propostas de trabalho, em seu mandato, segundo Antonio Henrique, é fortalecer o papel do Legislativo para maior aproximação com a população. “Cada um de nós precisa ter sempre em mente esse fato e nortear o trabalho a partir da premissa de que os cidadãos que moram e trabalham na nossa cidade são a razão de estarmos aqui’’, acrescentou.
Antonio Henrique antecipou, em seu discurso, que um dos desafios para os próximos dois anos é a aprovação de um novo plano diretor para a cidade de Fortaleza. ‘’Nos próximos dois anos dedicaremos esforços em torno do debate e aprovação de um novo plano diretor que esteja alinhado aos atuais interesses e necessidades da cidade”, finalizou o novo presidente, frisando seu compromisso em atender as diferentes demandas sociais.
MESA DIRETORA – BIÊNIO 2019-2020
Antônio Henrique – PDT (Presidente)
Adail Júnior – PDT (1° Vice-Presidente)
Raimundo Filho – PRTB (2° Vice-Presidente)
Gardel Rolim – PPL (3° Vice-Presidente)
Primeiro-secretário: vereador Idalmir Feitosa (PR)
Segundo secretário: vereador Ziêr Férrer (PDT)
Terceira secretária: Lucimar Martins (PTC)
Suplentes: Márcio Cruz (PSD), Casimiro Neto (MDB) e John Monteiro (PDT).
(*) Com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal