Principal liderança nacional do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes dá sinais de cansaço após quatro derrotas na disputa pela Presidência da República e nas eleições de 2022 no Ceará. Ciro disse, na noite dessa quinta-feira (15), durante palestra na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Fortaleza, que pretende encerrar as suas atividades eleitorais e que o apetite eleitoral acabou.


O desânimo de Ciro é exposto cinco meses após o início do terceiro Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, também, o começo de um novo ciclo na política do Ceará que tem o PT como protagonista sob a liderança do senador e Ministro da Educação, Camilo Santana.


A derrota do PDT nas eleições de 2022 ao Palácio da Abolição deixou os irmãos Ferreira Gomes fora da cúpula do poder e os dividiu no núcleo familiar. O cenário local e nacional adverso, na interpretação dos bastidores políticos, talvez justifique a expressão de Ciro Gomes sobre o fim do seu apetite eleitoral. Ciro, ao dar palestra para lojistas da Capital e do Interior, expôs o seu desânimo pré-eleitoral.


“(Posso) falar com liberdade de quem não precisa agradar mais ninguém porque o meu cliclo eleitoral, meu apetite eleitoral acabou. Antes, eu me sentia obrigado a representar uma espécie de corrente de opinião que tirava 10%, 12%, e agora praticamente me deixaram falando só. Então, eu tô agora falando só por mim, o que me dá uma liberdade muito grande”, disse Ciro Gomes, ao falar para um auditório lotado de empresários do comércio.


DERROTAS NAS ELEIÇÕES


Ciro concorreu à Presidência da República nas eleições de 1998, 2002, 2018 e 2022. Em 2018, quando recebeu 12,47% dos votos válidos (13.344.466 de votos), ficando em terceiro lugar, registrou o seu melhor desempenho na disputa pelo Palácio do Planalto.


O pior resultado foi na eleição de 2022 ao receber apenas 3,05% dos votos, ocupando, assim, a 4ª posição, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB). A derrota nacional o impôs, também, o maior revés em sua história na política do Ceará, com a vitória do Governador Elmano de Freitas no primeiro turno em 2022. O candidato de Ciro, o ex-prefeito Roberto Cláudio, ficou na terceira posição, atrás do Capitão Wagner (União Brasil).