O presidente regional do PSD, Domingos Filho, anunciou, na manhã deste sábado, que decidiu entregar os cargos que os aliados e correligionários políticos ocupavam na Prefeitura de Fortaleza. A decisão foi adotada após recado do prefeito José Sarto (PDT).
Sarto não escondeu de ninguém insatisfação com o malabarismo de Domingos Filho e chegou a comentar que, após se aliar ao Palácio da Abolição, o PSD deveria desocupar os cargos na administração municipal.
Domingos rompeu, em 2022, a aliança com o PT, se aliou ao então candidato do PDT ao Governo do Estado, Roberto Cláudio, e, como contrapartida, recebeu duas secretarias regionais e algumas dezenas de cargos na administração municipal de Fortaleza.
A aliança com o PDT durou pouco e, com a articulação do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, Domingos se reaproximou do Palácio da Abolição e garantiu, assim, o PSD na coligação que o PT irá liderar, em 2024, para reconquistar a Prefeitura da Capital.
Como justificativa para romper a parceria com o PDT, Domingos resgata fatos históricos da relação com José Sarto para classificar a convivência como instável. ‘’A relação entre Domingos Filho e José Sarto nunca foi muito amistosa’’, destaca um dos trechos da nota divulgada, nesta manhã, pela assessoria de imprensa do PSD.
Domingos, ao aceitar os cargos na Prefeitura, não viu objeção na relação com José Sarto como obstáculos para o PSD fazer parte da gestão do pedetista.
A nota observa, ainda, que ‘’os dois (Sarto e Domingos) chegaram juntos na Assembleia Legislativa em 1995 filiados ao PMDB e logo passaram a disputar espaços na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em campos opostos’’.
A nota registra, nesse cenário, que ‘’Domingos venceu as disputas internas que travaram, o que o levou a deixar o PMDB que até então tinha Juraci Magalhães como sua maior liderança, a quem Sarto fazia oposição. Sarto saiu do Partido e aliou-se a Ciro Gomes no PPS, a época o maior opositor do Prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães’’.
NOTA DO PSD
DOMINGOS FILHO ENTREGA CARGOS OCUPADOS PELO PSD NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Depois de ter demonstrado na imprensa por inúmeras vezes a insatisfação com o espaço ocupado e o tratamento recebido pelo Prefeito José Sarto, o Presidente Estadual do Partido Democrático Trabalhista – PSD, ex-Vice-Governador Domingos Filho, comunicou ao Presidente Municipal do PDT, ex-Prefeito Roberto Cláudio, o desligamento oficial do Partido da Prefeitura Municipal de Fortaleza, entregando os cargos ocupados na Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A relação entre Domingos Filho e José Sarto nunca foi muito amistosa. Os dois chegaram juntos na Assembleia Legislativa em 1995 filiados ao PMDB e logo passaram a disputar espaços na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em campos opostos. Domingos venceu as disputas internas que travaram, o que o levou a deixar o PMDB que até então tinha Juraci Magalhães como sua maior liderança, a quem Sarto fazia oposição. Sarto saiu do Partido e aliou-se a Ciro Gomes no PPS, a época o maior opositor do Prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães.
O troco de Sarto a Domingos Filho foi dado em 2005 quando, na ocasião da disputa preliminar da vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM travada entre os Deputados Domingos Filho e Chico Aguiar, José Sarto, à época na condição de primeiro suplente de Deputado Estadual que seria beneficiado com a eleição de Aguiar, foi acusado pelo Deputado Carlomano Marques de recolher do lixo da Assembleia Legislativa uma lista de votos elaborada por este que identificava os parlamentares da base do Governador Lúcio Alcântara que teriam votado em Domingos da oposição. Na primeira votação Domingos Filho venceu Chico Aguiar com o placar de 25 a 19 votos, com a exposição de votos, Aguiar venceu Domingos, logo no dia seguinte, com 25 a 18, o que levou Sarto a assumir a titularidade do mandato com a renúncia de Chico Aguiar para assumir o TCM.
O apoio do PSD a Sarto nas eleições de 2020 só foi possível pela intervenção direta do Senador Cid Gomes e do então Prefeito Roberto Cláudio junto a Domingos Filho. Com essa decisão o Presidente do PSD descarta a possibilidade de apoio do Partido à reeleição do Prefeito de Fortaleza José Sarto.
LEIA MAIS