O advogado Elmano de Freitas, que exerce o segundo mandato de deputado estadual, é uma das surpresas das eleições ao vencer, neste domingo (02), no primeiro turno, a disputa ao Palácio da Abolição contra os candidatos do União Brasil, Capitão Wagner, e do PDT, Roberto Cláudio. Elmano recebeu pouco mais de 54,02% dos votos, ficando, Wagner, em segundo lugar, com 31,72%, e, em terceira posição, Roberto Cláudio 14,14%. Elmano recebeu 2.808.300 votos com 100% das urnas do Ceará apuradas.
O resultado final da apuração mostrou que o percentual de votos de Elmano de Freitas ficou acima das projeções apresentadas nas pesquisas divulgadas no sábado (01), poucas horas antes do início da votação. A interpretação nos bastidores políticos é que as pesquisas não captaram os efeitos da visita do presidenciável Lula a Fortaleza na reta final da campanha de Elmano.
CANDIDATURA DE ÚLTIMA HORA
Elmano foi lançado candidato após o PDT rejeitar a candidatura à reeleição da Governadora Izolda Cela. Uma articulação do presidenciável Ciro Gomes e do presidente regional do PDT, André Figueiredo, com a participação do empresário Prisco Bezerra, primeiro suplente de senador, impôs a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio ao Governo do Estado. A manobra levou o PDT a romper a aliança com o PT.
Com o fim da parceria do PDT, o ex-governador Camilo Santana, que defendia o nome de Izolda Cela, foi ao presidenciável Lula e recebeu aval para avançar com a candidatura de Elmano de Freitas. Camilo articulou uma aliança com outros 8 partidos e, após uma campanha marcada pela adesão de mais de 100 prefeitos, levou Elmano ao 1º lugar nas pesquisas de intenção de votos e, neste domingo, a uma surpreendente vitória no 1º turno