A partir da próxima semana, cerca de 1 milhão 281 mil e  970 beneficiários do INSS do Ceará, que recebem até um salário mínimo, começam a receber os pagamentos do mês de julho. O INSS deposita, a partir da próxima segunda-feira, dia 26, os benefícios de quem recebe aposentadoria, pensão ou auxílios. 

E os beneficiários precisam ficar atentos: o instituto alerta que golpistas têm se aproveitado das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários.

“As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o INSS.

Para evitar cair em golpes desse tipo, o órgão orienta que o beneficiário mantenha seus dados de contato sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Além disso, os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial terão que devolver os valores ao governo por meio de descontos feitos diretamente no pagamento do benefício previdenciário ou assistencial. De acordo com as regras estabelecidas pela portaria, o desconto será de, no máximo, 30% do benefício pago mensalmente pelo INSS. O prazo para o início do desconto ainda não foi definido, de acordo com o Ministério da Cidadania.